Buscar
  • epHealth

Você sabe o que precisa estudar para se tornar um ACS no Brasil?


O objetivo inicial para ser tornar um ACS é de fortalecer a atenção primária em saúde, apoiando o local onde o ACS habita. As formações existentes dos agentes comunitários de saúde, cumprem o compromisso do governo federal em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).


Segundo a Lei Federal nº 11.350 que regulamenta a profissão, o agente de saúde precisa ter Ensino Médio completo para exercer a profissão. Além disso, é obrigatório residir na mesma área da comunidade em que vai atuar, pelo menos desde a data de publicação do edital de contratação e haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada.


O Ministério da Saúde disponibiliza curso em versão de Educação a Distância (EaD), no AVA-SUS (ambiente virtual de aprendizagem do sistema único de saúde), o curso introdutório para Agente Comunitário de Saúde, faz parte do processo inicial de formação necessário para a atuação desses profissionais


Ao término do curso, o aluno estará apto a realizar atividades programadas de atenção, acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, entre outras competências voltadas para a área profissional.


Sempre lembrando que além de estudar um bom ACS deve ter como atributo pessoal para um bom desenvolvimento na área:


-Respeito;

-Organização;

-Boa comunicação;

-Simpatia;

-Empatia


Dicas de ACS:

’Seu estudo tem que ser 30% de teoria e 70% de prática (faça muitos exercícios). Matérias: Português, Leis básicas do SUS, PNAB(Política Nacional de Atenção Básica), combate a endemias, saúde da mulher, criança, idoso, calendário vacinal, doenças sexualmente transmissíveis, atribuições do ACS. OBS. Não adianta apenas ler, aprenda como a banca cobra, estude de maneira inteligente. Leia o edital, muitas matérias podem ser incluídas de acordo com as necessidades do município. Pessoal, estudem que vocês conseguem... boa sorte!’



13 visualizações0 comentário