FLORIANÓPOLIS / SC

MULTI OPEN Offices

Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339 - Rio Tavares, Florianópolis - SC, 88048-300

info@ephealth.com.br

(48) 3181-0148

SÃO PAULO / SP

Eretz.bio - Albert Einstein

R. Me. Cabrini, 462 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04020-040

Afinal quantos Diabéticos tem no Brasil?

January 5, 2019

Você sabia que a Diabetes é a doença com maior impacto econômico no país? 
 

A diabetes é uma condição, que se bem controlada, a pessoa pode conviver bem com ela por muitos anos, contudo a Diabetes sem controle pode ser devastadora com graves efeitos: cegueira, amputação de membros, hemodiálise, entre outras complicações. Por isso seus efeitos tem alto impacto econômico, seja na perda da força de trabalho, na aposentadoria precoce, ou nos efeitos que causa em todo o núcleo familiar.

 

Sem entrar em mais detalhes clínicos ou econômicos, e considerando que Diabetes é uma dentre as diversas condições que podem ser melhor controladas com uma Saúde Primária efetiva, nós fizemos a seguinte pergunta (aparentemente trivial): Quantos diabéticos tem no Brasil?

 

Nossa pesquisa mostrou alguns números surpreendentes:

 

As principais instituições do país contam com estimativas que chegam a Milhões de pessoas de divergência, ou seja, maior que muitas grandes cidades do mundo, como Londres (8 milhões de habitantes), ou Rio de Janeiro, a 2a maior cidade do Brasil (6 milhões de habitantes)

 

Na prática isso significa: Talvez temos uma "Londres com Diabetes" no Brasil, ou talvez não temos... Em ambos os casos seria importante saber pra guiar as estratégias de saúde. Quem tratar, demanda de cuidados, hospitais, medicamentos, e por aí vai... 

 

 

Mais do que tentar ser qualquer estudo exato, escrevo isso pra levantar a importância de entendermos de fato qual o Perfil Epidemiológico da Saúde, ou seja, o que está acontecendo de fato, ao invés de criarmos estratégias "no escuro". 

 

Os Agentes Comunitários de Saúde, são um dos maiores coletores de informação do Mundo, e representam um grande potencial para o Brasil ter em tempo real a situação epidemiológica de mais de 100 milhões de brasileiros.

 

Por isso acreditamos tanto no trabalho desses profissionais, e há mais de 7 anos atuamos nesse segmento. As oportunidades são gigantescas, o Brasil de fato pode ser um case global nessa área. Todo o setor de saúde poderia ser beneficiar com essa informação...

 

 

 

 Links:
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/gastos-do-brasil-com-diabetes-podem-dobrar-na-proxima-decada-diz-es-tudo-britanico.ghtml

 

https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2018/poster-atlas-idf-2017.pdf

 

https://portal.fiocruz.br/noticia/taxa-de-incidencia-de-diabetes-cresceu-618-nos-ultimos-10-anos

 

http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2015/07/diabetes-atinge-9-milhoes-de-brasileiros

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Afinal quantos Diabéticos tem no Brasil?

January 5, 2019

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags